A Usina de britagem trabalha com a reciclagem e a valorização de resíduos da construção civil, transformando-os novamente em matéria prima.
Entenda o processo
Os resíduos da construção civil, após passarem por triagem, são encaminhados ao britador com capacidade de processar 60 toneladas por dia, que desagregará o material.
Na sequência, através de um eletroímã localizado na saída do britador, pequenas partículas metálicas ferruginosas que possam estar misturadas ao material são retiradas. Feito isso, o material é encaminhado à peneira vibratória, que fará a classificação do material pela sua granulometria.
São produzidos três tipos de agregado: pó de brita, brita e rachão.
- O pó de brita possui granulometria mais fina, sendo um produto muito empregado na fabricação de blocos de concreto e pré-moldados;
- A Brita é um bem mineral resultante da quebra de diferentes tipos de rochas em diâmetros variados e de processos de beneficiamento;
- Já o rachão é um tipo de brita não classificado pela ABNT, comercializado sem passar pelo processo de qualificação industrial. É, basicamente, uma pedra bruta, obtida logo na primeira britagem.